Evidências métricas da adaptação da Escala de Dominância Social numa amostra Portuguesa
Keywords:
Dominância social, estrutura fatorial, consistência interna, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatóriaAbstract
Este estudo tem como objetivo apresentar evidências de validação da escala de Dominância Social de Pratto, Sidanius, Stallworth, e Malle (1994) para a população portuguesa. Participaram 910 pessoas, sendo a maioria do género feminino (58,7%), com idades variando desde os 18 até 81 (M = 34,09, DP = 11,57). Foram realizadas análises de consistência interna, fatorial exploratória e fatorial confirmatória. Os resultados mostram o modelo bifatorial (Jost & Thompson, 2000) como mais adequado, do que o modelo original, e com bons valores de consistência interna. Concluiu-se que este é um instrumento adequado psicometricamente. Reitera-se a premência em continuar a estudar esta temática nomeadamente a análise da validade de critério através das relações com o sexismo ambivalente, neosexismo e personalidade autoritária.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.