Inventário de Habilidades Sociais Educativas do Professor Universitário – versão aluno (IHSE-PU-Aluno): Dados preliminares

Autores/as

  • Joene Vieira-Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

professor universitário, instrumento, habilidades sociais.

Resumen

Este artigo descreve o processo de elaboração do IHSE-PU-Aluno (Estudo 1) e apresenta os dados obtidos no estudo piloto (Estudo 2). O Estudo 1 demonstrou que o instrumento apresenta evidências de validade de conteúdo e que 92,3% dos itens foram compreendidos sem dúvidas por estudantes universitários. Já o Estudo 2 demonstrou que vários itens foram sensíveis para verificar a existência de diferenças no repertório de habilidades sociais educativas (HSE) de professores universitários em função de diversas variáveis (sexo do professor, área do conhecimento, primeira graduação, conhecimento prévio do professor, professor avaliado ser supervisor de estágio ou orientador de iniciação de científica ou de monografia do respondente e satisfação do respondente com o desempenho do professor). O IHSE-PU-Aluno pode se mostrar um instrumento valioso para fornecer feedback ao professor sobre sua atuação, bem como para verificar a eficácia de programas de intervenção voltados para o desenvolvimento das HSE destes professores.

Biografía del autor/a

Joene Vieira-Santos, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (pela UFPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Experiência profissional como psicóloca educacional e docente universitária.

Publicado

2018-04-15

Cómo citar

Vieira-Santos, J., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Inventário de Habilidades Sociais Educativas do Professor Universitário – versão aluno (IHSE-PU-Aluno): Dados preliminares. Avaliação Psicológica, 17(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14611

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.