Validação Portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior
Palabras clave:
Medida de Criatividade, Práticas Docentes, Ensino Superior, Percepção de EstudantesResumen
Muito tem sido discutido acerca do papel da educação superior na formação de profissionais aptos a lidar de forma criativa com os desafios que o mundo contemporâneo lhes impõe. Práticas docentes para a promoção da criatividade na educação superior são um alvo a pesquisar, embora se verifique escassez de instrumentos de avaliação. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto português, o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior, desenvolvido no Brasil. Participaram da pesquisa 582 estudantes universitários. Os resultados apontam um instrumento com 22 itens, a serem respondidos em uma escala likert de 5 pontos, que avalia quatro fatores (Incentivo a Novas Ideias, Clima para Expressão de Ideias, Interesse pela Aprendizagem do Aluno e Avaliação e Metodologia de Ensino). As características psicométricas do instrumento, em termos de precisão e de validade, revelaram-se adequadas.
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