Conjugalidade dos Pais: Percepções de Indivíduos Casados e Solteiros

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Anne Marie Germaine Victorine Fontaine Universidade do Porto
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

conjugalidade dos pais, transmissão psíquica entre gerações, relações conjugais.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar as percepções dos filhos sobre a conjugalidade dos pais em indivíduos casados e solteiros. Participaram 374 sujeitos, divididos em três grupos: casados (n = 118), solteiros que namoram (n = 140) e solteiros que não namoram (n = 116). Instrumentos utilizados: Escala de Bem-estar Subjetivo, Questionário de Conjugalidade dos Pais e Escala Fatorial de Satisfação com o Relacionamento de Casal. Foram feitas análises descritivas, correlacionais e comparação entre grupos. Houve diferenças significativas quanto à percepção sobre a conjugalidade dos pais, sendo que os solteiros apresentaram uma percepção mais positiva. Tal achado pode ser explicado pela diferença de idade entre os grupos. Os resultados sugerem que a idade é uma variável desenvolvimental relevante, devido às experiências acumuladas ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fabio Scorsolini-Comin é Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão Educacional.

Anne Marie Germaine Victorine Fontaine, Universidade do Porto

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), Porto, Portugal. 

Manoel Antônio dos Santos, Universidade de São Paulo

Associado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Publicado

2016-10-11

Como Citar

Scorsolini-Comin, F., Fontaine, A. M. G. V., & Santos, M. A. dos. (2016). Conjugalidade dos Pais: Percepções de Indivíduos Casados e Solteiros. Avaliação Psicológica, 14(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10026

Edição

Seção

Relato de Pesquisa