VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE CONSTRUCTO DA ESCALA “STUDENT ALIENATION AND TRAUMA SURVEY - R”
Palavras-chave:
Instrumentos psicológicos, validação de conteúdo, validação de constructo, violência na escola, traumaResumo
Objetivou-se realizar uma validação de conteúdo e de constructo da escala Student Alienation and Trauma Survey – R. Para a validação de conteúdo, foram feitas: tradução, retrotradução, equivalência semântica, análise do instrumento por profissionais da área e avaliação por amostra da população alvo; e para validação de constructo foi realizada análise fatorial exploratória e cálculo do alfa de Crombach das partes I (experiências de vitimização escolar) e II (sintomas decorrentes da vitimização) do instrumento. A maioria dos itens não foi alterada, tendo tido também um índice adequado de concordância entre os juízes. Após 46 estudantes universitários terem preenchido a escala, foram realizadas adaptações. Foram obtidos quatro fatores na parte I e 10 na II. Além disso, os alfas de Crombach das duas subescalas foram adequados. Os resultados obtidos com esse estudo apontam para a viabilidade da utilização do instrumento no contexto brasileiro, no entanto ainda são necessários estudos de validação externa.Publicado
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