Estudo de adaptação da escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer (1995) numa amostra portuguesa

Autores

  • Joana Conduto Vieira dos Santos Universidade do Algarve
  • Gabriela Gonçalves Universidade do Algarve
  • Alejandro Orgambídez-Ramos Universidade do Algarve
  • Yolanda Borrego-Alés Universidade de Huelva
  • Isabes Mendoza-Sierra Universidade de Huelva

Palavras-chave:

Empowerment psicológico, análise fatorial, adaptação, escala, processos organizacionais.

Resumo

O Empowerment Psicológico é um constructo motivacional, através da garantia de condições que permitam aumentar a motivação para a realização das tarefas, com um forte sentido de autoeficácia. O presente estudo tem como objetivo analisar a estrutura fatorial da escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer (1995) numa amostra portuguesa de 230 indivíduos, funcionários de uma universidade pública portuguesa. Os resultados da análise fatorial confirmatória, da escala de 12 itens, mostram uma estrutura de quatro fatores, com elevada consistência interna, o que sugere a sua bondade para aplicação à população portuguesa. Reitera-se a premência em continuar a estudar esta temática, nomeadamente a sua relação com os demais processos organizacionais.

Biografia do Autor

  • Joana Conduto Vieira dos Santos, Universidade do Algarve
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Psicologia e Ciências da Educação

Publicado

2016-09-22

Edição

Seção

Estudo Teórico

Como Citar

Estudo de adaptação da escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer (1995) numa amostra portuguesa. (2016). Avaliação Psicológica, 13(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9023

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