Coming Out e Homofobia no Trabalho: Experiências em Montes Claros-MG

Autores

Palavras-chave:

Coming Out, Homofobia, Violência, Relações de Trabalho

Resumo

Nesse trabalho, busca-se compreender as experiências de coming out e homofobia de homossexuais da cidade de Montes Claros (MG), Brasil. Optou-se por adotar uma abordagem qualitativa. Foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com profissionais gays do município, seguidas da análise de conteúdo. Sobre o coming out, destaca-se a dificuldade de separação entre a vida pública e privada no interior mineiro, o que levou a maioria dos entrevistados a revelar sua identidade sexual. Porém, isso não impediu que eles tenham sofrido com a homofobia no trabalho, que foi percebida em: comentários sarcásticos e ofensivos, barreiras impostas para o trabalho, dificuldade nos relacionamentos, intimidação e desestímulo à revelação da orientação sexual, desligamento da empresa. Por outro lado, os entrevistados percebem ganhos ao assumirem-se, como: sensação de satisfação profissional e de autoconfiança, fortalecimento de vínculos com colegas, melhoria do desempenho no trabalho, e conciliação da vida pessoal e profissional. Por último, destaca-se a importância de medidas que promovam, de fato, a visibilidade, inclusão e reconhecimento de sujeitos não heterossexuais.

 

Palavras-chave: coming out, homofobia, violência, relações de trabalho.

Biografia do Autor

Carlos Sérgio Rodrigues Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil

Bolsista de Iniciação Científica. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

João Henrique Machado Delgado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, integrante Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS), onde atua em pesquisas com ênfase nas temáticas de gêneros e sexualidades no mercado de trabalho.

Felipe Fróes Couto, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Brasil

Professor de Educação Superior na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.