Universitários que Associam Estudo e Trabalho: relações entre burnout, saúde mental, qualidade de vida no trabalho e autoconceito acadêmico
Palavras-chave:
burnout, qualidade de vida, autoconceito, saúde mentalResumo
O estudo tem como objetivo analisar as relações entre o burnout, a saúde mental, qualidade de vida no trabalho e o autoconceito acadêmico. Participaram 139 estudantes universitários de instituições públicas e privadas que associam trabalho e estudo. A coleta de dados envolveu os seguintes instrumentos: Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout em Estudantes Universitários, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse, Escada de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho e Escala de Autoconceito Multidimensional. Os resultados indicaram que o burnout correlacionou-se positivamente com ansiedade, estresse e depressão e negativamente com a qualidade de vida no trabalho e o autoconceito acadêmico. Além disso, a qualidade de vida no trabalho desempenhou um papel mediador significativo na relação entre o burnout e a saúde mental dos estudantes que conciliam trabalho e estudo. Esses achados contribuem para a literatura científica e levam a reflexões sobre intervenções nos contextos organizacionais, educacionais, clínicos e sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.