Avaliar e Intervir em Situações de Assédio Moral: Comportamentos dos Gestores
Palavras-chave:
análise do comportamento, relações de trabalho na administração, saúde ocupacionalResumo
O assédio moral é caracterizado por condutas abusivas contra a integridade de uma pessoa. Capacitar gestores a avaliarem e intervirem em situações de assédio moral no contexto de trabalho pode auxiliar na redução desse tipo de violência. O objetivo deste estudo foi propor comportamentos para que gestores sejam capazes de avaliar e intervir adequadamente em situações de assédio moral no contexto de trabalho. Para tanto, foram realizadas três etapas: adequação dos comportamentos propostos em uma tese sobre bullying, construção do mapa de ensino e decomposição de novos comportamentos. Como resultado foram propostos 271 comportamentos, sendo 36% deles pré-requisito do comportamento ‘avaliar situações de assédio moral no contexto de trabalho’ e 63% do ‘intervir em situações de assédio moral no contexto de trabalho’. Espera-se que os comportamentos propostos nesta pesquisa auxiliem na elaboração de capacitações de gestores, diminuindo os índices de assédio moral nas organizações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.