A Avaliabilidade de Treinamento nos Níveis do Indivíduo, da Organização e da Sociedade: uma Análise em uma Instituição Bancária
Resumo
A avaliação de treinamento no nível do indivíduo tem sido objeto de pesquisa nos últimos 50 anos. Contudo, os avanços no nível de organização e sociedade ainda são desafiadores, dada a multidimensionalidade do fenômeno. O objetivo desse estudo é identificar a avaliabilidade de treinamentos nos três níveis de resultados, com uso de modelos lógicos associados a modelos integrados e sistêmicos de avaliação. Essa pesquisa foi realizada em uma instituição bancária, que disponibilizou três treinamentos voltados à implementação de políticas públicas de uso de energias renováveis, ao incentivo à agricultura familiar e à baixa emissão de carbono na atmosfera. Foi adotada uma abordagem qualitativa consensual, com uso de fontes documentais e humanas de informações. Foram realizadas entrevistas com 16 pessoas (gestores, desenvolvedores e egressos dos treinamentos) por meio de dois roteiros de entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que o treinamento de incentivo à agricultura familiar apresentou maior potencial para geração de resultados organizacionais e societais. O uso de múltiplos critérios de avaliabilidade de treinamentos no nível de resultados organizacionais mostrou-se eficaz.
Palavras-chave: níveis de avaliação de treinamento, avaliabilidade de treinamento, modelos de avaliação de treinamento.
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