Prevalência do Absenteísmo por Transtornos Mentais de Policiais Rodoviários Federais em Pernambuco
Palavras-chave:
absenteísmo, licença médica, transtornos mentais, burnout, policiaisResumo
O estudo analisou a prevalência do absenteísmo por transtornos mentais e comportamentais (TMC) entre policiais rodoviários federais em Pernambuco, no período de 2020 a 2024, utilizando registros institucionais. Foram examinados 2.369 afastamentos por licença médica, envolvendo 500 policiais. Os transtornos mentais corresponderam a 11,9% do total, com média de 41,2 dias de afastamento, destacando-se os transtornos de humor (48,8%) e os transtornos ansiosos (44,1%). Os principais diagnósticos foram reação aguda ao estresse (F43.0), episódio depressivo grave (F32.2), transtorno de ansiedade generalizada (F41.1) e transtorno misto ansioso e depressivo (F41.2). Fatores associados ao absenteísmo incluíram faixa etária entre 40 e 49 anos, maior tempo de serviço, escolaridade média, estado civil separado ou solteiro e lotação em regiões específicas, como Petrolina e Garanhuns. Os resultados indicam a necessidade de intervenções contínuas e de programas de promoção e prevenção em saúde mental, considerando aspectos individuais, organizacionais e culturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.