Avaliação psicológica de crianças com suspeita de TEA: Perfil interativo dos avaliadores
Palavras-chave:
Transtorno Autístico, Avaliação Psicológica, Método Qualitativo, DesenvolvimentoResumo
O objetivo deste estudo é o de investigar o perfil interativo dos avaliadores durante a hora lúdica diagnóstica na avaliação de crianças com suspeita de TEA. Participaram nove avaliadoras em interação individual com 22 crianças (de 24 a 74 meses), durante uma sessão de administração do Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV), que foi videogravada. Utilizou-se o Manual de Codificação dos Estilos Interativos do Avaliador, construído para este estudo. Dois juízes independentes e cegos aos objetivos do estudo registraram a ocorrência, a não ocorrência ou a não aplicação de três categorias de responsividade do avaliador: responsivo, diretivo e intrusivo. Os resultados demonstraram que as avaliadoras tenderam a adotar um estilo interativo Diretivo, seguido pelos estilos Responsivo e Intrusivo. Discute-se que as características da criança e o treinamento prévio das avaliadoras na administração do instrumento pode ter influenciado estes resultados.Referências
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