Adaptação Cultural e Evidências de Validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno

Autores

  • Giovanna Wanderley Petrucci Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliane Callegaro Borsa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Altemir José Gonçalves Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Silvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Relacionamento Professor-Aluno, Infância, Adaptação, Validação

Resumo

Este artigo descreve os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno - Versão Reduzida (ERPA) para o contexto brasileiro. A ERPA avalia a visão dos professores sobre a qualidade do seu relacionamento com cada aluno(a) a partir de indicadores de conflito e afinidade na relação. Participaram do estudo 31 professoras do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de quatro escolas da cidade de Porto Alegre. Modelagens de equações estruturais exploratórias confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original, fornecendo índices adequados de ajuste do modelo. A análise de validade convergente com medida correlata apresentou resultados satisfatórios. Constatou-se que os relacionamentos das professoras são mais positivos com as meninas do que com os meninos. A versão adaptada da ERPA demonstra ser uma medida útil para a avaliação da qualidade do relacionamento professor-aluno no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Giovanna Wanderley Petrucci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Juliane Callegaro Borsa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Altemir José Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Silvia Helena Koller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Petrucci, G. W., Borsa, J. C., Barbosa, A. J. G., & Koller, S. H. (2016). Adaptação Cultural e Evidências de Validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno. Avaliação Psicológica, 13(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9137

Edição

Seção

Estudo Teórico

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