O Papel do Estilo Cognitivo Intuitivo no Desempenho Adaptativo de Líderes
Palavras-chave:
intuição, desempenho profissional, Liderança, pandemia de covid-19Resumo
Este estudo empírico, baseado na Cognitive-Experiential Self-Theory, parte das teorias de processamento duplo e teve como objetivo explorar a relação entre as características do líder, notadamente o estilo cognitivo intuitivo e a experiência no papel de líder, e o desempenho adaptativo no contexto da pandemia da COVID-19. O arcabouço teórico destacou o potencial da intuição para o desempenho adaptativo dos profissionais. A amostra foi composta por 120 líderes organizacionais de empresas do setor de serviços, e o modelo proposto previu uma relação mediadora do estilo cognitivo intuitivo entre a experiência de liderança e o desempenho adaptativo, e também um efeito moderador da experiência no efeito do estilo intuitivo sobre o desempenho. Foi realizada uma série de cinco análises de regressão. Embora nem o efeito de mediação nem o de moderação tenham sido confirmados, a intuição teve uma relação positiva significativa com o desempenho adaptativo dos líderes. Os resultados indicam que o estilo cognitivo intuitivo pode influenciar a capacidade dos líderes organizacionais de adaptar seu desempenho às mudanças no ambiente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.